terça-feira, 28 de abril de 2015

Quantos continentes afinal existem? / Divisão do mundo

Se formos ao dicionário da língua portuguesa, obtemos a seguinte definição referente a continente: grande massa de terra contínua cercada por água.

Se formos por esta definição, resulta que teremos apenas 4 continentes:
 - Europa + Ásia + Africa (Euroafrásia);
- (América do Norte + América do Sul) Américas;
- Oceânia;
- Antártica.

No entanto, surgem várias dúvidas entre as populações do número exato de continentes terrestres, e, sendo esta divisão não muito apoiada e defendida pelas pessoas:


Quatro continentes
       América
          Eurafrásia
    Oceania     Antártida
Cinco continentes
       América
    Ásia     Europa     África     Oceania
Seis continentes
       América
    Ásia     Europa     África     Oceania     Antártida
Seis continentes     América do Norte     América do Sul
       Eurásia
    África     Oceania     Antártida
Sete continentes     América do Norte     América do Sul     Ásia     Europa     África     Austrália     Antártida


 Continental models.gif


 Pois, há quem considere:
  • A Antártica não é considerado um continente, uma vez que é inabitado (apenas vivem neste gelado continente 1 000 cientistas, que permanecem lá apenas para fazerem experiências e explorar o continente, e não permanecem mais de um ano neste continente);
  • Que a América esteja dividida em dois continentes (América do Sul e América do Norte), através do canal do Panamá; ou que esteja dividida em 3 continentes (América do Sul, América do Norte e América Central); ou que seja apenas um continente;
  • Que motivos económicos, históricos, politícos, culturais, etc que a Europa seja um continente, mesmo esta ter uma forte ligação terrestre com o continente asiático através dos Montes Urais, pois não possui uma simples fronteira marítima com a Ásia. Neste caso parece haver muita concordância de que a Europa seja mesmo um continente terrestre, apesar de  que tecnicamente não o é;
  • Que a Oceânia faz parte da Ásia, devido ao seu tamanho ser bastante pequeno, em comparação com o tamanho da Ásia.


Curiosidades:
  • Apesar da Islândia ficar mais próxima do continente americano (300 Km de Islândia à Gronelândia (maior ilha do mundo e não é a Austrália, pois a Austrália é considerada uma massa continental dada ao seu tamanho) - América, enquanto esta a 450 Km às ilhas Faroé - Europa), esta ilha é considerada pertencente ao continente europeu.
  • Existe uma cidade que repartida por dois continentes - Istambul - que é a maior cidade da Turquia, e é repartida pelos continentes da Ásia e da Europa.
  • Chipre, é um país considerado ser um estado insular da Ásia (uma ilha asiática), no entanto este país pertence à União Europeia.
  •  Países que fazem parte mais que um continente: Egito (Ásia e África), Turquia, Rússia e Cazaquistão (Europa e Ásia).
  • Em relação a Portugal: há quem entenda que o Arquipélago da Madeira pertence ao continente americano e que o grupo Ocidental do Arquipélago dos Açores, pertença ao continente americano.



A meu ver podemos, as massas continentais, podem ser definidas, segundo vários critérios:

- Critério geológico: divisão do mundo em 15 partes (Placa Africana, Placa da Antártida, Placa Arábica, Placa Australiana, Placa das Caraíbas, Placa de Cocos, Placa Euroasiática, Placa das Filipinas, Placa Indiana, Placa Juan de Fuca, Placa de Nazca, Placa Norte-americana, Placa do Pacífico, Placa de Scotia, Placa Sul-americana). Esta divisão de continentes tem uma certa lógica, uma vez que as placas tetónicas são porções da litosfera (camada sólida mais externa de um planeta) e estão em constante movimento (muito lento). Esta teoria das placas tetonicas teve como causa a posição dos continentes na atualidade, uma vez que eles já estiveram todos unidos num só continente que se chamava de Pangeia, o que permitiu as deslocações dos animais e de humanos na pré-história.
Como consequência do movimento das placas tetónicas há a ocorrência dos terremotos.
Por outro lado, este critério não é viável, porque há placas que são constituídas por ilhas, como é o caso das placas de Scotia e placa de Nazca. Para além disso esta divisão cria inúmeras divisões de países, por onde são atravessadas os limites das placas tetónicas, como por exemplo os Estado Unidos, a Islândia, Nova Zelândia, a Índia, entre outros países. A par disto tudo, existem ainda mais placas tetónicas para além das referidas que são consideras as principais, pois no total existem 52 placas tetónicas. Ainda assim, considerando apenas as principais placas tetónicas são número algo elevados para se realizarem estatísticas consideráveis entre continentes.
No caso português o Arquipélago da Madeira situa-se na placa africana e o grupo Ocidental do Arquipélago dos Açores fazem parte da placa americana.
 



- Critério desportivo: divisão do mundo a partir dos organizações internacionais de de deporto:
» através do comité dos jogos olímpicos (cada círculo correponde a um continente. Assim sendo a cor azul corresponde à América; a cor amarela à África; a cor preta à Europa; a cor verde à Oceânia ; e a cor vermelha à Ásia).









 » através da Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA): neste caso divide-se em 6 partes, uma vez que há a divisão da América. É de notar que a Austrália faz parte da associação da Ásia, que o Israel faz parte da associação da Europa e que as Guianas e o Suriname fazem parte da associação da América do Norte.




 - Critério histórico: este critério remete-nos para a história da Humanidade, sobretudo a partir da Idade Média, época então que se começaram com os descobrimentos, resultante da expansão marítima. A expansão marítima iniciou-se (os portugueses foram os pioneiros, a aventurarem-se nesta difícil e temida tarefa, que tinha-se o objetivo de chegar à India por via marítima (para adquirirem as preciosas especiarias), uma vez que por via terrestre, o acesso era controlado pelos muçulmanos); devido à escassez de alimentos que havia na Europa, durante a Idade Média. Com isto, Cristóvão Colombo teve ideia de chegar à Índia, indo para Ocidente da Europa. Este achando que tinha encontrado a esperada Índia, acabou por achar, por acaso um novo continente, ao qual o chamamos atualmente de América. Durante a Idade Média, os europeus apenas conheciam o seu próprio continente, parte da África e grande parte da Ásia, ficando por isso o nome de Velho Mundo a estes três continentes, enquanto que à América ficou a ser conhecida por Novo Mundo. Aproximadamente dois séculos depois do descobrimento da América, descobre-se a Austrália, e outras ilhas do Pacífico, que passaram a ter o nome de Novíssimo Mundo.




 - Critério físico (7 continentes): neste caso o mundo é dividido através de fronteiras físicas, ou seja, através da Natureza, como rios e montanhas (o único caso remete para a divisão entre a Europa e a Ásia, em que a sua fronteira é estabelecida pelos Montes Urais, pela Cordilheira do Cáucaso e pelo rio) e oceanos e canais (apesar de neste caso a fronteira do continente ser definida por construções humanas e não naturais, como é o caso do Canal do Panamá, que divide a América do Norte, da América do Sul; e do Canal do Suez, que divide a África da Ásia).





Critério físico (4 continentes): em relação a esta divisão, e comparando com a divisão anterior, neste caso agrupam-se os continentes da Europa, da Ásia e da África, passando a chamar-se Eurafrásia. Há também a união dos continentes da América do Sul com a América do Norte, passando a chamar-se apenas América. Isto tudo, porque neste caso só é considerado fronteira entre continente por mar, que é o aconteceria se existissem apenas estes 4 continentes: Eurafrásia, América, Antártica e Oceânia. 







 - Critérios culturais: o mundo dividido, por regiões segundo a sua cultura. Este mapa configurado pela minha autoria, dividi o mundo em 11 partes, ao qual, cada parte tem características comuns entre região. Claro que em cada região, persistem culturas diferentes. Por exemplo, na área cultural da Europa, existe a cultura portuguesa, a cultura inglesa, a cultura francesa, etc, em que cada cultura mantém diferenças entre as outras culturas. No entanto estas culturas, ou subculturas, estão ligadas a uma mesma cultura que os faz unir, que é a cultura europeia. No mapa, destaquei 11 culturas: cultura americana anglo saxónica e da Gronelândia (colonizada e desenvolvida por povos de língua germânica (ingleses)); cultura latino amaeriano (colonizada e desenvolvida por povos de língua (portugueses e espanhóis)); cultura europeia; cultura chinesa; cultura japonesa e da Correia do Sul; cultura do sudoeste asiático; cultura da Oceânia e do Pacífico; cultura africana; cultura asiática; cultura indiana; e cultura do Médio Oriente. A Antártica não inclui nesta divisão do mundo, devido a ela não possuir população suficiente e permanente para formar uma própria cultura.





- Critérios políticos / século XX (consequência da guerra fria): De 1945 (Fim da 2ª guerra mundial) até 1992 (desmoronamento da URSS), o mundo viveu sob guerra fria, em que, apesar de não se ter passado por um conflito direto entre as duas potências (EUA e URSS), houve vários focos de confrontos pequenos e regionais (como a guerra da Correia). Esta "guerra", teve como protagonistas, os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Estes dois países, que eram as duas potências globais, e que ambas pretendiam elevar-se à outra, fazendo com que tivesse mais influência que a outra. Deste modo, os EUA conseguiram expandir a sua área influência sobretudo para o hemisfério Ocidental, para Oeste de Berlim. Isto, em que a Europa manteve-se dividida em duas "europas", como resultado da segunda guerra mundial. O eixo, liderado pela Alemanha perde a guerra. As quatros potências vencedoras da guerra (EUA, URSS, a França e o Reino Unido) dividiram a Alemanha em quatro partes, em que cada parte defendia e administrava cada potência. A França e o Reino Unido juntaram-se aos EUA, e assim a Alemanha passou a estar dividida em duas: República Federal Alemã (RFA) controlada pelos EUA e a República Democrática Alemã (RDA) controlada pela URSS. A cidade de Berlim também dividida em duas partes, construiu-se um muro, que tinha como objetivo de impedir a fuga dos habitantes da RDA par a RFA Os EUA defendiam o sistema capitalista como o melhor sistema para viver (baseada na iniciativa da propriedade privada). Este país, tinha como área de influência sobretudo o que ficava para Oeste do muro de Berlim (ao que se chamou de cortina de ferro), que era a América e Europa Ocidental (países membros da NATO).
Por outro lado, a URSS defendia o sistema comunista como o melhor sistema para viver (baseada na distribuição igualitária dos rendimentos). Tinham como área de influência sobretudo o que ficava para Este do muro de Berlim, ou seja o hemisfério Oriental. No entanto, a URSS tinha ainda Cuba como país de influência comunista, que se encontrava perto (a sul) dos EUA.













- Critério económico - esta divisão resulta apenas em duas partes: o mundo desenvolvido que se encontra na parte norte do mundo (inclui ainda a Austrália e a Nova Zelândia), e o mundo em desenvolvimento que se encontra na parte sul do mundo.






O autor deste vídeo (CGP Grey), explica que dê facto, não exista uma definicão precisa e consciente de continente. Segundo ele, tanto pode haver 3 continentes, ou 4, ou 5, ou 7, ou mais de 7.
Traduções: DAVid Varela (eu, próprio)












Concluindo: Não há consensos sobre a finalidade do número preciso de continentes que existem no globo.

Sem comentários:

Enviar um comentário