- Eleições Legislativas - realizam-se de 4 em 4 anos, e servem para eleger os representantes que vão para a assembleia da república, assim como o primeiro-ministro, que posteriormente, este nomeará os ministros, em que irão ocupar em cada ministério. Estas são as eleições mais importantes para o nosso país, uma vez que é aqui se fazem as leis, e que nos podem a vir influenciar no nosso quotidiano, como por exemplo, a discussão de novas medida para o código da estrada, em que é discutida na Assembleia da República, e normalmente o partido que ganha uma determinada medida é que aquele que tinhas ganhado nas eleições anteriores, pois é aquele que terá mais deputados a eleger para o seu partido;
- Eleições Presidenciais - realizam-se de 5 em 5 anos, e servem para eleger o Presidente da República. Ele tem a função de representar o país; vetar ou não uma determinada lei proposta pela Assembleia da República; demitir um governo; mediante a autorização da Assembleia da República, ele pode fazer a declaração de guerra, ou de paz; nomeia, sob proposta do governo os representantes das forças armadas e os embaixadores; pode requerer ao tribunal constitucional para a aprovação de uma lei proposta pelo governo; pode dissolver a Assembleia da República, o que implica a necessidade da realização de eleições legislativas, que são antecipadas, uma vez que se isso ocorrer, o mandato do governo, não é totalmente cumprido, pois à a obrigação de se realizar eleições antes da data prevista; entre outras medidas.
- Eleições Europeias - realizam-se de 5 em 5 anos, e servem para eleger os deputados que vão para o Parlamento europeu. No caso de Portugal, vão para Bruxelas (centro político europeu / onde se encontra o Parlamento Europeu) 22 deputados, num total de 750 deputados de toda a União Europeia. Realizam-se de 5 em 5 anos;
- Eleições Legislativas Regionais - destinam-se apenas para eleger os representantes da Assembleia Regional da Região Autónoma dos Açores e também para a Assembleia Regional da região Autônoma da Madeira. Realizam-se de 4 em 4 anos;
- Eleições Autárquicas - servem para eleger os representantes para os municípios e para as freguesias. Este tipo de eleições está mais ligado às populações locais. Realizam-se de 4 em 4 anos.
Não às eleições antecipadas e à demissão do governo!!!
Conforme acima foi explicado, geralmente apenas existem eleições legislativas que se realizam antes do previsto, ou seja são antecipadas. Acho que é um enorme disparate haver eleições antecipadas, uma vez que apenas duram 4 anos os mandatos de cada governo. Não faz sentido nenhum haver eleições antecipadas para haver a alternância do poder.
Com as eleições antecipadas, ou com a demissão do governo, faz criar uma enorme despesa para todo o país com a realização das eleições, pois as campanhas não são feitas de borla, tem o seu grande custo, que vai ser compensado com o dinheiro do Estado, que emite uma certa quantia de dinheiro a um partido político no decorrer da campanha eleitoral.
Por outro lado, com as eleições antecipadas fazem criar uma instabilidade política, o que irá-se refletir nos mercados financeiros, pois as agências de rating e as bolsas internacionais, verificam que o país não tem um governo que seja capaz de governar em boas condições, e por isso os outros países não investem nesse país. Com a instabilidade política, poderá-se contar a seguir com uma crise económica.
Temos o caso da primeira república Portuguesa, que foi desde 1910 a 1926 (16 anos), obteve 39 governos e 40 chefias de governo, e é neste período de tempo da história portuguesa, que foi marcada também pelas grandes dificuldades que enfrentaram os portugueses, prejudicada também pela primeira guerra mundial.
Mesmo que um determinado governo esteja com uma má postura governamental, deve-se manter-lo no seu poderio provisório. Mesmo até que não cumpra as suas promessas emitidas durante a campanha que deu acesso ao cargo de primeiro-ministro, e que tenha governado mesmo mal, deverá-se mantê-lo, e não demiti-lo, até que o seu mandato termine. Quando o seu mandato terminar, poderá-se ou deveria-se afastar esse cidadão da política para sempre, para que não volte nunca mais ao cargo mais importante deste país, e também outros cargos importantes.
Um bom país deve ter um bom governo a governar, uma oposição que o ajude, e uma sociedade que deixe-o e ajude-o a governar.....